CFESS lança as “Diretrizes Nacionais acerca da interiorização das ações políticas dos CRESS”

20 Abril 2017

CFESS lança as âDiretrizes Nacionais acerca da interiorização das ações políticas dos CRESSâ Imagem ilustrativa do texto do documento

Aprovado no 45º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em 2016 em Cuiabá (MT), o documento Diretrizes Nacionais acerca da interiorização das ações políticas dos CRESS está agora disponível no site do CFESS.

O documento resulta de debates realizados desde 2011, a partir dos quais o CFESS, por meio da Comissão Administrativo-Financeira, fez uma pesquisa junto aos CRESS, para conhecer as experiências de descentralização das ações dos CRESS existentes nos estados e identificar processos que pudessem subsidiar a elaboração de parâmetros nacionais.

Em 2016, o CFESS promoveu, em Brasília, o Seminário Nacional Descentralização política e administrativo-financeira das ações dos CRESS, que contou com a presença de conselheiros/as e trabalhadores/as de todos os regionais, bem como do CFESS, reunindo 51 participantes no total.

É importante destacar que estas diretrizes foram elaboradas de modo a fortalecer e assegurar a unidade das ações políticas de nucleação/interiorização dos CRESS e consolidar uma gestão democrática das entidades, bem como fortalecer a relação entre conselhos profissionais e assistentes sociais em todo o país.

Para a conselheira do CFESS Juliana Melim, a aprovação das diretrizes para interiorização dos Conselhos Regionais é um marco importante. "Esse documento visa a possibilitar maior unidade nas ações do Conjunto CFESS-CRESS e fortalece a atuação democrática e transparente dos Conselhos", avalia a conselheira.

Clique aqui e acesse o texto do documento

Fonte: Assessoria de Comunicação CFESS- Diogo Adjuto