CRESS-MS sedia Encontro Descentralizado da Região Centro-Oeste

31 Julho 2017

CRESS-MS sedia Encontro Descentralizado da Região Centro-Oeste (Só Cópias Artes)

A fim de estudar as propostas de cada eixo temático e levá-las ao Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, o XXII Encontro Descentralizado da Região Centro-Oeste, em mais um edição em Campo Grande, reuniu membros do Conselho de Serviço Social dos estados de Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás. Representantes do CFESS também participaram do evento, que ocorreu na sexta-feira (28) e no sábado (29).

O presidente do CRESS 21ª Região, Valdereis Frietas de Souza, explica que cada eixo discutido (Formação Profissional e Relações Internacionais; Seguridade Social; Ética e Direitos Humanos; Administrativo-Financeiro; Orientação e Fiscalização Profissional; e Comunicação) é estudado para que se possa propor e avançar. “O Descentralizado favorece um diálogo maior para que a gente possa ter o entrosamento entre as regionais e afirmar o nosso compromisso ético-político com a profissão”, ressalta Valdereis.

Presidente do CRESS-MS, Valdereis Freitas de Souza, durante sua fala na mesa de abertura (foto: Vanessa Scaquete/CRESS-MS)

Conjuntura e Serviço Social

No primeiro dia do evento, a doutora em Serviço Social, Olegna Guedes, ministrou a palestra “Conjuntura e Serviço Social”, na qual abordou a atual conjuntura e os desafios que isso representa para o cotidiano profissional do assistente social. “Eu escolhi um recorte que é discutir a relação entre estado e capitalismo e como nessa relação vai se desenhando uma estrutura política que resulta na conjuntura que vamos hoje, de retração do estado e policiamento dos pobres”, explica a doutora.

Olegna ainda destaca a importância de trazer o tema para o encontro. “Na medida em que, nas relações entre o capitalismo e o estado, eliminam-se os sobrantes, que são os usuários das políticas com as quais nós trabalhamos, precisamos entender como é que eles, cada vez mais, vão sendo criados pelo próprio capitalismo e mais aleijados de todos os direitos. Isso nos põe um desafio, que é de ter uma firmeza crítica na política e na construção de novos valores avessos a essa moralidade”.

Drª Olegna Guedes ministrou a palestra "Conjuntura e Serviço Social" (foto: Vanessa Scaquete/CRESS-MS)

Cronograma do Encontro Descentralizado

Após a palestra e os debates, houve a apresentação da Metodologia de Trabalho do Encontro Descentralizado e Nacional do Conjunto CFESS/CRESS. Em seguida, os eixos temáticos foram discutidos e estudado, estendendo-se até o sábado. No final do dia, houve então a plenária final, a avaliação e a mesa de encerramento.

O Encontro Nacional, na qual serão levadas as propostas do Descentralizado, acontecerá em setembro, na cidade de Brasília.

Representantes do Conselho Federal de Serviço Social e dos estados de MT, GO e DF participaram do Encontro (foto: Vanessa Scaquete/CRESS-MS)

Vanessa Scaquete- Jornalista

DRT- 1179/MS