É de batalhas que se vive a vida!

por: Vanessa Scaquete Cáceres
17 Maio 2017

à de batalhas que se vive a vida! Nova gestão do CFESS tomou posse nesta segunda-feira, 15 de maio (foto: Rafael Werkema)

Neste 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, tomou posse em Brasília (DF) a nova gestão do CFESS, É de batalhas que se vive a vida (2017-2020). Em cerimônia realizada no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), a cerimônia também empossou os/as conselheiros/as eleitos/as para o CRESS-DF, gestão Florescer na luta.
 
Encerrado o processo eleitoral em quase todos os regionais, o resultado obtido nas urnas demonstrou que o Conjunto CFESS-CRESS reforçou o compromisso ético com o direito do voto (uma vez que o CFESS é o único conselho de regulamentação profissional em que a diretoria é eleita pelos/as profissionais por meio do voto direto não obrigatório).
 
Na mesa da cerimônia, o coordenador nacional da Enesso, Caio Milhomem, estudante de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB), afirmou que, em meio a tanta turbulência no país, a categoria de assistentes sociais está vitoriosa, por ter eleito gestões pautadas na direção do projeto ético-político profissional. “Seguimos, em parceria, na luta pela educação pública, gratuita, laica, presencial e de qualidade”, acrescentou.
 
 
Auditório ficou lotado para a posse das novas gestões do CFESS e do CRESS-DF (foto: Rafael Werkema)

 

A professora Maria Helena Elpídio, presidente da Abepss, destacou que as gestões do CFESS vêm dando continuidade a um trabalho de construção coletiva da direção social da profissão. “As novas gestões iniciam hoje em um conjunto fortalecido, em que continuaremos reafirmando a articulação histórica das entidades da categoria, lutando e resistindo em prol de uma sociedade emancipada”, completou a professora.

 
“Nós sabíamos que, no final dos três anos, ainda não alcançaríamos a manhã desejada, como diz o nome de nossa gestão. Mas certamente conquistamos algumas vitórias”, afirmou o ex-presidente do CFESS, Maurílio Matos. Ele avaliou ainda que, embora o Brasil esteja passando por uma forte onda conservadora, o CFESS e o Serviço Social não se calaram, tendo em vista as inúmeras idas às manifestações de rua contra as ações do governo Temer, a intensa participação nos conselhos e fóruns de controle social, a mobilização no ato público do 15º CBAS, em Recife, em 2016, dentre outras ações.
 
 
A presidente do CFESS, Josiane Soares, fala na mesa da cerimônia de posse (foto: Rafael Werkema)

 

Em seguida, Maurílio Matos convidou a ex-conselheira Esther Lemos, com quem dividiu a entrega dos certificados à gestão que se encerrou, bem como a chamada para assinatura do termo de posse das novas conselheiras do CFESS.

 
Após a posse das novas conselheiras, a presidente da gestão do CFESS É de batalhas que se vive a vida, Josiane Soares, saudou os/as presentes e bradou, juntamente com a nova gestão: “Fora Temer!”, acompanhadas pelo público da cerimônia.
 
“Evocar vozes coletivas é necessário, porque a posse do CFESS e também dos 26 CRESS e seccionais nesse contexto significa o compromisso – legitimado nas urnas por 18.240 votantes – de permanecer ao lado dos/as trabalhadores/as na luta classes onde, já sabemos, “não há empate”, enfatizou a nova presidente do CFESS. E concluiu: “Seguiremos com a manutenção de nossas entidades com uma gestão democrática, transparente, em uma agenda politicamente comprometida com os direitos da classe trabalhadora, anticapitalista e em defesa de nossa profissão”.
 
Primeira reunião
Nesta terça-feira, 16 de maio, a nova gestão do CFESS realizou a primeira reunião do Conselho Pleno. Na pauta, a realização do media training (treinamento de mídia) com as novas conselheiras, o debate sobre as próximas edições do informativo CFESS Manifesta, os assuntos jurídicos e as deliberações das comissões temáticas do CFESS, dentre outros pontos.
 
O Conselho Pleno é a reunião de caráter deliberativo da direção do CFESS, que determina as ações da entidade, conforme seu plano de atividades, e julga recursos éticos. Ele é uma das instâncias deliberativas que integram oCFESS, de acordo com o Estatuto do Conjunto CFESS-CRESS. 
 
 
Nova gestão já debate no Conselho Pleno as próximas ações do CFESS (foto: Rafael Werkema) 

 

Clique aqui e conheça as chapas eleitas para o triênio 2017-2020 no Conjunto CFESS-CRESS

 
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão É de batalhas que se vive a vida - 2017/2020
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br