NUCRESS Sul-Fronteira I realiza reunião com assistentes sociais da região

por: Vanessa Scaquete Cáceres
22 Dezembro 2017

NUCRESS Sul-Fronteira I realiza reunião com assistentes sociais da região	(foto: arquivo pessoal)

O Núcleo Regional de Serviço Social- NUCRESS Sul-Fronteira I, que abrange os municípios de Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Amambai, Coronel Sapucaia, Paranhos e Tacuru, reuniu-se com assistentes sociais da região na última quarta-feira (20/12) na cidade de Ponta Porã.

A assistente Social, Joelma Maria dos Santos, que está há 2 anos como coordenadora do NUCRESS Sul-Fronteira I, explica que as reuniões são realizadas mensalmente e que os encontros discutem os assuntos que estão evidentes na profissão. “Nesta última reunião, abordamos os temas discutidos pelo CFESS em Brasília, o piso salarial, os desmontes do SUAS e também destacamos a importância da união da categoria, reforçando a participação mais ativa dos assistentes sociais nas diversas lutas enfrentadas no cotidiano,”.

Umas das articulações com efeito positivo realizada pelo NUCRESS Sul- Fronteira I foi a jornada de 30 horas semanais para assistentes sociais do município de Ponta Porã e Antônio João. Atualmente, outras duas profissionais compõem a coordenação deste Núcleo: Elisete Conceição Ribas e Juliana Rocha.

Mais dois NUCRESS estão ativos no estado: Norte (Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Costa Rica, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Cassilândia, Figueirão e Paraíso das Águas) e Pantanal (Corumbá e Ladário), com coordenação do assistente social Satur Almeida. Já o coordenador do Núcleo da região Norte Rudinei  Vendruscolo explica que as reuniões acontecem mensalmente e que criou um grupo do NUCRESS no Whatsapp. “Realizamos grupos de estudo que discutem os assuntos relacionados à ética e resoluções da profissão. Também nos reunimos, como por exemplo, no Dia do Assistente Social no ano passado, para fazer caminhada e panfletagem, com objetivo de divulgação e valorização da profissão”. 

 

Assessoria de Comunicação- CRESS/MS
Vanessa Scaquete- Jornalista
DRT 1179/MS