No dia 17 de maio, Dia Internacional e Estadual de Luta Contra a LGBT+fobia, o CRESS-MS, representado pelo conselheiro Valdereis de Freitas, participou de dois eventos que abordaram essa temática.
O primeiro evento, realizado na própria data, foi uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Campo Grande. O foco da discussão foi a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBTQIAPN+ na capital.
Ainda no mesmo dia, o conselheiro participou de uma roda de conversa no Ponto Bar, em Campo Grande, onde o tema principal foi o fomento de políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN+.
É importante ressaltar que o Conjunto CFESS/CRESS frequentemente discute a temática da LGBT+fobia em seus espaços de articulação. Além disso, participa ativamente de movimentos sociais e constrói normativas que orientam os assistentes sociais em seu cotidiano profissional. Um exemplo disso é a Resolução CFESS nº 489/2006, que estabelece normas proibindo condutas discriminatórias ou preconceituosas com base na orientação e expressão sexual de pessoas do mesmo sexo no exercício da profissão, regulamentando um princípio inscrito no Código de Ética Profissional. Confira aqui a normativa.
A participação do CRESS-MS nesses eventos reforça o compromisso da instituição com a luta contra a LGBT+fobia, promovendo a inclusão, o respeito à diversidade e os direitos humanos.