Colóquio debate a Formação Profissional no Serviço Social com participação do CRESS-MS

(Foto: Arquivo pessoal)

Na última terça-feira (06), o Conselho Regional de Serviço Social da 21ª Região (CRESS-MS) foi parceiro em um colóquio que abordou a formação profissional dos assistentes sociais na contemporaneidade. O evento teve como destaque a palestra intitulada “Educação e Trabalho Profissional do Assistente Social: Diálogos, Desafios e Possibilidades”, conduzida pela presidenta do CRESS-MS, Carmen Barbosa, pela doutora em Serviço Social pela UNESP Luciane de Almeida e pela professora doutora Sandra de Faria, formada em Serviço Social pela PUC Goiás e doutorado pela PUC São Paulo.

Reunindo cerca de 40 assistentes sociais, o colóquio teve como objetivo central discutir os desafios e compromissos ético-políticos da formação profissional do assistente social, promovendo um momento de reflexão e fortalecimento da categoria.

 

(Foto: Arquivo pessoal)

A luta pela educação pública e de qualidade

A presidenta do CRESS-MS, Carmen Barbosa, destacou a importância do evento como parte do processo de implantação do curso de Serviço Social na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), uma conquista resultante de uma longa luta do Conselho. “A parceria com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) foi fundamental para viabilizar a participação da professora Sandra, que nos proporcionou um panorama sobre a realidade dos cursos de Ensino a Distância (EAD) no Brasil”, comentou Carmen.

O debate levantou preocupações quanto à proliferação de cursos EAD, especialmente em Mato Grosso do Sul, e o impacto dessas modalidades na qualidade da formação profissional. Carmen Barbosa ressaltou a influência dos governos neoliberais na promoção de cursos privados e à distância, destacando a necessidade de resistência para garantir o acesso da população a cursos públicos de qualidade.

(Foto: Arquivo pessoal)

Reflexões e desafios futuros

O colóquio proporcionou um espaço de reflexão crítica sobre o cenário atual da educação em Serviço Social e reforçou a importância do fortalecimento da categoria por meio de parcerias e diálogos, buscando sempre a excelência na formação e atuação dos profissionais de Serviço Social.

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