Na manhã desta quarta-feira (21), a coordenadora do CRESS-MS, Rejany da Silva, e o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP-MS), Walkes Jacques, estiveram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para dialogar com a deputada estadual Gleice Jane (PT) sobre o fortalecimento da III Semana da Luta Antimanicomial.
A articulação busca apoio institucional à programação do evento, que visa ampliar a visibilidade do Movimento da Luta Antimanicomial no estado. O movimento defende os direitos das pessoas com sofrimento mental e combate a lógica de exclusão e isolamento ainda presente em muitos contextos de tratamento. Para além do enfrentamento ao preconceito, a pauta reafirma o direito à liberdade, ao convívio social e ao cuidado em liberdade, sem que isso represente a perda de cidadania.
A participação do CRESS-MS reforça o compromisso histórico do Serviço Social com a defesa dos direitos humanos e com uma atenção psicossocial pautada pela ética, dignidade e respeito à autonomia dos sujeitos. A Semana da Luta Antimanicomial representa um espaço essencial para o debate público e a mobilização em torno de políticas públicas inclusivas e democráticas.